quarta-feira, 29 de julho de 2009

Gestão de Mídia na Escola

Segundo o autor português João Barroso, o movimento da administração educacional, aconteceu na década de 90 em vários países da Europa e países anglo saxónicos. Suas características principais
são: afirmação dos poderes periféricos, mobilização local dos atores e contextualização da ação
política.
Esse tipo de gestão é o ganho de poder das escolas para decidir sobre a alocação de recursos em geral-- materiais e humano . A partir desse critério foi permitido a modernização da gestão, tornando-a mais condizente com as necessidades reais e locais.
Diante disso, o desenvolvimento de uma cultura de participação e comprometimento que, supõe
um redimensionamento dos papéis tradicionalmente executados e a utilização efetiva de órgãos colegiados existentes na escola.
Espera-se do projeto um trabalho articulado tanto a nível interno, com os seus pares,
como com a comunidade ou ainda com as lideranças locais, afim de obter o apoio necessário
para a execução dos projetos assumidos pela comunidade escolar.
As características principais para identificação do projeto são:
. Incluir tanto aspecto pedagógico- proposta curricular e de ensino-- como administrativos
-recursos necessários, proveniência dos mesmos, e sistema de gerenciamento desses cursos;
. Explicitação nas relações de poder, ao passar para uma gestão participativa, e as
implicações no desempenho dos papéis estabelecidos.
. Observa-se que a participação da comunidade não poderá ocorrer de forma desordenada
e acidental. É preciso regular esse processo, definir canais de comunicação adequados e
preparar as lideranças. A partir daí existe uma mudança profunda nas relações existentes
e nas relações de poder.
Os ítens que devem está integrados no projeto são:
A nova tecnologia através de computadores, Internet, DVDs, televisores, retroprojetor, microssister, etc.
Definições curriculares- preocupações centrais, tipo de formação desejada, proposições
educacionais: conteúdos e metodologias.
Sistema de avaliação, no acompanhamento do aluno;
Formas de avaliação da proposta,revisões necessárias.

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